5 dicas de gestão do tempo para se tornar um VENDEDOR NINJA

O sucesso de um vendedor está ligado à algumas características importantes. Entre elas, talvez uma das mais determinantes, está a gestão do tempo. A forma como o vendedor se organiza e divide o seu tempo diz MUITO sobre o tamanho do resultado que irá alcançar.

Na verdade essas dicas agregam para praticamente todas as profissões, mas como o vendedor é um dos maiores responsáveis pelo resultado de uma empresa, é importante desenvolvê-las pra se tornar um VENDEDOR NINJA.

1- SEPARE PERÍODOS PARA CADA ATIVIDADE

Todos os vendedores tem muitas atividades: Prospectar, acompanhar, elaborar propostas, fazer networking, fechar negócios, participar em eventos. Se você não separar tempos para cada uma, VAI FICAR MALUCO.

Use uma agenda, um CRM, alguma ferramenta de gestão de atividades, mas separe tempos para cada uma delas. (Ex: 1h por dia para fazer follow de clientes, 2h para prospecção de novos clientes, etc) e seja fiel a essa programação (não vale se enganar).

Assim, você poderá chegar de manhã, olhar para a sua programação e parar de perder tempo pensando no que irá fazer a seguir.

2- SAIBA DIZER NÃO PARA O CLIENTE

Eu sei, também sou vendedor e sei como isso é difícil, mas não tem jeito, é extremamente necessário para sua gestão do tempo.

Steve Jobs disse (e se ele falou, está falado): “Foco é dizer não”.

O que ele quis dizer? Que o seu sucesso está às vezes mais ligado ao que você deixa de fazer e por isso é preciso dizer não.

NÃO à reuniões desnecessárias
NÃO à pedidos mirabolantes que ultrapassam as suas atividades
NÃO ao email “Resolver – URGENTE” quando de fato não for urgente
NÃO à tudo aquilo que não for prioridade (e não existe a palavra “prioridades” no plural. É uma só e ponto)

3- PRINCÍPIO EINSENHOWER

Dwight D. Eisenhower foi um general americano que se tornou presidente dos EUA em 1953. Ele é autor de uma frase que, apesar de ter mais que 50 anos, se mostra muito atual: “O que é importante é raramente urgente, e o que é urgente é raramente importante”.

Essa frase deu origem à matriz urgente-importante, também conhecida pelo nome dele “Princípio Eisenhower” (também acho difícil de falar, melhor usar “urgente importante” mesmo) e deste princípio, surgiu a seguinte tabela:

Para todas as atividades que você tiver no seu To do List, você deve fazer as seguintes perguntas:

1 – É urgente?
2 – É importante?

Respondendo essas perguntas, você conseguirá inserir cada atividade em seu quadrante adequado e deverá seguir a ordem estipulada pela matriz:

Se está no 1, são prioridade máxima. Seguidos pelo 2, 3 e chegando até o 4. As atividades que estão no 4 devem ser questionadas “Será que realmente são necessárias?”

Acredite: se conseguir colocar em prática, além de se tornar um VENDEDOR NINJA, irá mudar a sua vida.

4- COLOQUE OBJETIVOS EM REUNIÕES

Você já parou pra pensar como perde tempo em reuniões desnecessárias ou simplesmente por perder o foco e acabar prolongando-as?

Pois é, MUITO tempo. Existem empresas que até estão tirando cadeiras de sala de reunião para que as coisas sejam resolvidas rapidamente em pé (exagero? eu acho que não)

Pensando nisso, estabeleça objetivos para as suas reuniões e encerre-as quando concluí-los.

Ex: Nessa reunião, preciso apresentar o meu produto
Ex2: Nessa reunião, o objetivo é resolver o problema técnico do cliente
Ex3: Nessa reunião, o objetivo é assinar o contrato (AEEEE, esse é bom \o/)

Eu sei que as vezes o papo é bom, mas é preciso ter foco se quiser se tornar um VENDEDOR NINJA.

5- USE FERRAMENTAS PARA TE AJUDAR

Existem algumas dezenas de ferramentas que podem te ajudar na gestão do seu tempo. Trello (para organizar suas tarefas), Pipedrive (CRM para fazer gestão dos seus negócios e oportunidades), Google Drive (para guardar seus documentos na nuvem de forma organizada, Agenda (física ou online para organizar os seus compromissos) e é claro, o Espresso.

O Espresso é uma ferramenta que te ajudará a fazer seus relatórios de despesas de maneira fácil e prática. Assim, sua empresa conseguirá te reembolsar pelos gastos que teve enquanto viajava, visitava clientes, participava de reuniões, etc. Usando o nosso App, você consegue registrar todas as suas despesas e gerar relatórios em poucos segundos, podendo usar o tempo que perdia com planilhas no que realmente importa: se tornar um VENDEDOR NINJA.